SÁBADO CULTURAL: Miss Mato Grosso Mundo promove manhã de inclusão e cultura na Apae Cuiabá
Maria Vitória trouxe uma amanhã de inclusão cultura cuiabana através da Associação Folclórica de Mato Grosso e atingiu famílias, assistidos e colaboradores da Apae.
A Apae Cuiabá viveu um sábado diferente no último dia 18, com muita alegria, dança e valorização da cultura regional. A manhã cultural foi organizada pela embaixadora da instituição, Miss Mato Grosso Mundo, Maria Vitória Rondon (Mavi), que levou oficinas, apresentações e palestras em parceria com a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMF-MT).
O evento movimentou assistidos, familiares e colaboradores, promovendo um verdadeiro mergulho nas tradições mato-grossenses. A programação contou com oficinas de Siriri, musicalidade, artesanato e uma exposição de bichos lendários, além de momentos de interação com a dança e o público. A diretoria foi representada pela vice-presidente Rosangela Pereira que participou da ação.
As famílias participaram ativamente das atividades, aprendendo mais sobre a cultura cuiabana e conhecendo o projeto “Ponto de Cultura APAE”, que está sendo desenvolvido com apoio de Mavi. A iniciativa busca fortalecer o sentimento de pertencimento e valorizar a inclusão por meio da arte e da cultura.
O presidente da Apae Cuiabá, Leonaldo Arruda, destacou a importância de abrir a instituição aos sábados para ações culturais e inclusivas.
“Quando a Mavi trouxe a ideia, nós abraçamos de imediato. A Apae precisa respirar cultura — seja por meio da dança, da musicalidade ou da produção artesanal. Inclusão também é isso: mostrar que é possível fazer, basta começar. Queremos transformar o sábado em um dia oficial de cultura, com ações que envolvam toda a comunidade e gerem impacto cultural, social e econômico”, ressaltou Leonaldo.
Já a Miss Mato Grosso Mundo, Maria Vitória Rondon, falou sobre a proposta de unir cultura e inclusão:
“Conversei com o presidente e ele apoiou a ideia. Como embaixadora, quero promover ações que fortaleçam a inclusão das pessoas com deficiência. Por fazer parte da AMF-MT, pensei em integrar as iniciativas e deu muito certo. Fiquei feliz em ver essa manhã de cultura cuiabana acontecendo dentro da Apae. Nosso papel é fazer o bem e naturalizar a inclusão. A Apae já tem um grupo de Siriri, o Flor de Margarida, e isso nos inspirou a realizar esse evento. Estamos sonhando com um projeto ainda maior, e com fé, vai dar certo”, afirmou Mavi.
A ação aconteceu na sede da Apae Cuiabá, localizada na Rua Major Gama, nº 600, Centro-Sul, e marcou um importante passo para a união entre cultura e inclusão social.