Na manhã de terça-feira, 12, a assistência social da Apae Cuiabá por meio da profissional Jussara Amorim, reuniu com os assistidos para encerrar as atividades do programa de empregabilidade que prepara e inclui os assistidos ao Mercado de Trabalho.
Este programa visa a capacitação do deficiente intelectual ao mercado de trabalho adequando-o à necessidade de cada empresa, preparando e orientando as famílias, através de oficinas realizadas por nossa assistência social.
O presidente Leonaldo Arruda fala da importância do programa para unidade e a transformação na vida dos assistidos. "Em outros tempos não se pensava em inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, hoje é realidade, mas não é enraizado, precisamos pensar normatizar a contratação, ser automático, enquanto não acontece vamos fazendo nosso papel, dando qualificação, buscando inseri-los e assim, transformar a vida dos assistidos e da família. Em 2024, vamos potencializar este programa e assim dar as empresas opções de grandes profissionais". Frisa o presidente.
Temos com isso vários relatos de independência e melhora no aprendizado e transformação no local de trabalho. Um dos relatos emocionantes é do nosso assistido Alisson, que trabalha no hospital São Benedito o qual já recebe elogios da equipe de atua junto. "Antes minha mãe tinha medo de me deixar sair sozinho, trabalhar, era uma superproteção. Vim para Apae e isso foi mudando, entrei no programa de emprego e hoje estou trabalhando e o medo que minha mãe tinha acabou, hoje ela tem orgulho de me ver trabalhando e estudando na Apae". Diz Alisson
Segundo a nossa assistente social que realiza este grande trabalho com os assistidos esta inclusão falou do resgate e capacidade intelectual. "A APAE Cuiabá atua na inclusão e desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual, acredita que o trabalho resgata o indivíduo e fortalece a sua capacidade intelectual, no caso da pessoa com deficiência." Diz a Assistente Social Jussara Amorim
Os alunos empregados da APAE que estão inseridos no mercado de trabalho são: Alisson no Hospital São Benedito, Melissa também no Hospital São Benedito o Emerson, Evandro, Tamires e Érika estão na Drogasil, o Vinícius na loja Avenida, Marlene e Helen no Burger king.